A obesidade e o impacto do excesso de peso na saúde das pessoas se tornou um aspecto muito estudado e debatido na sociedade hoje em dia. No universo canino, esse assunto vem ganhando relevância frente ao aumento dos casos de cães obesos no mundo moderno.
Ter certeza de que o seu cão está em forma e saudável é um dos papéis de um dono de cachorro responsável. Mesmo que você pense que um cachorro gordo é fofo e irresistível, a verdade é que ele já pode estar em risco em função de problemas de saúde.
Existem alguns fatores que contribuem para que um cão fique obeso:
Humanização da relação entre cães e seus donos
Muitas pessoas refletem seus hábitos alimentares em seus cães. Porém, a fisiologia e o ritual de alimentação de cães e humanos são completamente diferentes.
Impor hábitos alimentais alimentares humanos aos nosso cães é o primeiro passo para ter um cão obeso.
Dieta descontrolada
Muitas pessoas não conseguem resistir a um olhar de um cão pedindo comida. A pessoa logo se coloca no lugar daquele cão, imaginando o quanto é ruim quando ela também está com fome e acaba dando guloseimas para o cachorro.
A verdade é que os cães são necrófagos e assim, por natureza, vão comer tudo o que encontram – estejam com fome ou não. Implorar por comida é um truque que eles aprendem rapidamente a explorar. Os proprietários responsáveis devem aprender a resistir aos olhares comoventes dos seus cães.
Falta de exercícios físicos
Na natureza, o gasto calórico dos canídeos é relativamente alto com atividades que poderiam ser consideradas exercícios físicos, como caminhar longos períodos atrás de comida, farejar, perseguir sua caça e fugir de possíveis embates com outros animais, entre outras.
Na casa das pessoas, o quadro geral que mais encontramos são cães que possuem uma rotina de passeios precária e vivem uma vida sedentária.
Como muitas raças possuem biotipos diferentes, pode ser difícil muitas vezes para uma pessoa comum cravar esse diagnóstico.
COMO SABER SE O MEU CÃO ESTÁ OBESO
O melhor parâmetro para diagnosticar a obesidade canina é o chamado ECC: Escore de Condição Corporal.
Os resultados são entregues em três escalas:
1 a 3 – Cachorro magro. Ossos da costela e dos quadris bem aparentes e reentrância abdominal bem notável.
4 a 6 – Peso adequado. Pouca reentrância abdominal, com costelas pouco aparentes, mas fácil de notá-las ao tocar o cachorro.
7 a 10 – Cachorro obeso. Sem reentrância abdominal, as costelas não aparecem e são difíceis de sentir ao tocar no cão.
Mas existem outros sinais que indicam que um cão está acima do peso e podem servir de alerta para você buscar ajuda especializada na resolução desse problema:
- Dificuldade respiratória
- Cansaço rápido ao tentar andar ou correr
- Dificuldade para se levantar e caminhar
O que faz um cachorro perder peso?
Existem duas frentes que precisam ser trabalhadas: redução de calorias e aumento dos exercícios físicos.
1. Reduza as calorias
Mudar a ração para uma opção light pode ser uma excelente opção. Porém, o mais importante é não ultrapassar a quantidade recomendada pelo fabricante ou pelo veterinário. Petiscos, comida humana e outros alimentos muito calóricos devem ser evitados. Uma dieta balanceada com alimentação natural também pode ser uma boa estratégia.
2. Aumente o exercício, com segurança
O trabalho para acabar com a obesidade do seu cão estará completo se você unir atividades físicas à redução de calorias, pois estará contribuindo de forma completa para melhorar a qualidade de vida do cão. É importante entender a condição individual de cada cão e respeitar suas limitações cardíacas, respiratórias e ortopédicas, buscando uma evolução gradual da sua condição física. Pense em exercícios de baixa intensidade e longa duração como passeios e também exercícios de alta intensidade e baixa duração como cabo de guerra ou bolinha.
3. Registre o progresso
A evolução pode ser lenta, por isso é fundamental acompanhar e registrar a evolução do peso pelo menos quinzenalmente. Comemore qualquer evolução e reveja o que você estiver fazendo caso o seu cão não esteja perdendo peso.
CONHEÇA O PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO CANINO COM SAÚDE DA SPORT DOGS BRASIL
Manter o seu cão em forma é sua responsabilidade e nós criamos um programa de perda de peso com saúde para ajudar vocês nessa missão.
O Programa de Emagrecimento Canino com Saúde da Sport Dogs Brasil tem duração de três meses, sendo formatado para atingir os resultados da perda de peso do seu cão. Para isso, o trabalho é individualizado e conta com suporte veterinário.
O seu cão frequenta a escola todos os dias em rotina de Day Care, entrando pela manhã e saindo no final do dia. Aqui ele vai seguir uma rotina de atividades físicas desenvolvida especificamente para ele, respeitando suas características individuais, estado clínico, limitações e potencialidades, proporcionando um processo em que ele evolui com saúde, passo a passo.
SUPORTE CLÍNICO VETERINÁRIO
O Programa de Emagrecimento Canino com Saúde da Sport Dogs Brasil conta com suporte veterinário para garantir a conformidade do trabalho.
Ao contratar o serviço está incluso:
- Uma consulta no início do processo
- Exames de checkup no início do processo
- Diagnóstico de sobrepeso ou obesidade
- Alteração da dieta
- Acompanhamento do peso
- Uma consulta no final do processo
- Exames de checkup no final do processo